Ministério da Economia lançou projeto para melhorar o ambiente de negócios do setor da construção

Publicado em 26/04/2022
Imagem do Artigo Ministério da Economia lançou projeto para melhorar o ambiente de negócios do setor da construção

Projeto Construa Brasil conta com mais 30 entregas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios e metas relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações

No dia 26 de abril, a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) lançou o Projeto Construa Brasil. A ação – cujo lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal streaming ME – tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização.

Sobre o Projeto Construa Brasil

A construção industrializada ainda é pouco difundida no Brasil. Um cenário ainda encontrado no setor é de uma construção caracterizada por baixos níveis de planejamento, pouca qualificação do trabalhador, baixa qualidade das obras, alto índice de desperdício, controle ineficaz de custos e incidência de acidentes de trabalho. A partir do estímulo à modernização e industrialização do setor, espera-se a inversão desta realidade, através da racionalização dos processos construtivos.

A adoção da construção industrializada tem potencial para reduzir, significativamente, os prazos de execução das obras e aumentar, substancialmente, a eficiência dos processos, a sustentabilidade, as condições de trabalho para os trabalhadores e o controle de qualidade e de custos.

O foco do Projeto Construa Brasil é a elaboração de um planejamento estratégico para difusão da construção industrializada, além de estudos específicos para aprofundar o diagnóstico e propor soluções para as principais barreiras a essa difusão.

As metas estabelecidas estão relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.

Os produtos desenvolvidos para cada uma das metas do Projeto Construa Brasil, estão disponíveis no site – que foi apresentado no dia do lançamento – para apoiar a desburocratização, a digitalização e a industrialização do setor da Construção.

 Endereço:
Rod. Dom Pedro I, Km 82,3
Rio Abaixo - Atibaia–SP
CEP 12954-260

 Telefone e Whastapp:
55 11 4416 5200

 Comercial / Vendas:
55 11 4416 5208

 Encarregado de dados:
privacidade@leonardi.com.br

  Política de Privacidade