Segmento: Infraestrutura
Tipologia: Painel autoportante e Anel para túnel
Área: 53.000m2
Região: Baixada Santista
Local: Santos- Cubatão
Localizados entre Cubatão e Santos, estes cinco armazéns graneleiros juntos, somam um dos maiores investimentos em infraestrutura portuária na baixada santista nos últimos 12 meses, totalizando 500.000 toneladas de armazenagem estática em 53.000 m² de área construída.
A Leonardi, contratada pela Egelte Engenharia, teve como escopo nesta obra, a produção - em concreto pré-fabricado - de painéis autoportantes para os cinco armazéns e túneis de distribuição de carga e emergência para quatro deles.
Para a Leonardi, estas obras tem se mostrado uma experiência singular e engrandecedora, por diversos motivos. De um lado o desafio de cumprir um cronograma enxuto e sem brechas para atrasos e de outro, pelo forte preparo e capacitação para o mercado de agro business e infraestrutura.
Envolvendo equipes multidisciplinares em todas as atividades envolvidas no processo, a Leonardi busca constantemente o aprendizado e principalmente, a criação de um legado. Tal proposição nos capacitou nestas obras, por exemplo, reverter a produção dos elementos para pré-fabricados, que a princípio estavam especificados 100% para pré-moldados em canteiro, o que se mostrou inviável em função do cronograma.
Para que lográssemos êxito na contratação, foi necessário também, apresentar soluções distintas de engenharia que resultaram, por exemplo, no desenvolvimento de fôrmas altamente complexas. A cargo da Leonardi e aliado aos conceitos de BIM, foram sistematizadas todas as logísticas de transporte, assim como o desenvolvimento dos dispositivos de içamento e montagem dos elementos que ocorreram com apenas um guindaste, ao invés de dois equipamentos previstos anteriormente.
Outro grande desafio foi desenvolver a metodologia que permitisse a desfôrma dos painéis, os quais possuem núcleos ocos. Foi criado um processo no qual era necessário acompanhar o início da pega do concreto, por meio de ensaios de Slump Test, com o intuito de detectar o momento ideal de pré-saque dos núcleos, através de um mecanismo pneumático.
Para o adensamento do concreto foram instalados nas fôrmas, tanto das paredes autoportantes, quanto dos túneis, motores vibradores do tipo “carrapato”. Especificamente para os túneis, foi criado um sistema de vibração setorizado, controlados por comandos que controlavam as entradas de ar comprimindo que geraram o funcionamento dos vibradores.
Vale ressaltar também que, no caso dos túneis, a forma tinha o formato de “U” e a tampa era concretada separadamente. Para a movimentação do túnel em fábrica, posterior transporte e montagem, foram desenvolvidos dispositivos especiais que permitiam girar a peça para a posição de utilização.
Em função dos túneis estarem em contato permanente com a água - pela proximidade ao cais do porto - assim como pela necessidade de estanqueidade no interior dos mesmos, foi desenvolvido e utilizado um concreto altamente impermeável e a cura do mesmo se dava pela utilização de vapor de água produzido em caldeira à lenha.
Estes dois sistemas trouxeram para Leonardi uma nova expertise em sistemas para obras de Infraestrutura e Armazenagem à Granel.
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