Dynamic Faria Lima

Dynamic Faria Lima

Segmento: Logística

Tipologia: Estrutura de concreto com viga protendida

Área: 10.838 m²

Região: São Paulo

Local: São Paulo/SP

Obra Dynamic Faria Lima foi premiada pela Abcic em 2021

Em Edificações, a obra vencedora foi o edifício multipavimentos Dynamic Faria Lima, que se caracteriza por ser um projeto dinâmico e flexível, a fim de atender as necessidades corporativas específicas de cada segmento. Composta por dois subsolos, térreo, cinco pavimentos tipo, rooftop com área de convivência e ático, a edificação foi construída com sistemas construtivos industrializados: a estrutura da torre foi concebida em concreto pré-fabricado - pilares, vigas, painéis arquitetônicos, lajes alveolares e escadas.

De acordo com João Carlos Leonardi, diretor comercial da Leonardi, o primeiro desafio foi a concepção da estrutura pré-fabricada para atender o projeto arquitetônico, que havia sido elaborado para ser edificado de forma convencional. O engenheiro Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi) foi o responsável pelo projeto estrutural. “Os pré-requisitos de funcionalidade e estética exigiram alguns pilares com excentricidade a partir do pavimento tipo, grandes vãos livres e painéis de fachada que chegaram a ter 16 metros de comprimento. A grua disponibilizada para montagem impôs uma limitação de peso dos elementos que exigiu ligações especiais e utilização de concreto de 100 MPa de resistência à compressão em alguns elementos”.

O uso da protensão em vigas e lajes alveolares permitiu uma modulação em grandes vãos sem que houvesse interferência no pé direito previsto no projeto arquitetônico de Sergio Athié (Athié Wohnrath). Para a fachada de entrada da obra em pele de vidro foram projetadas vigas em concreto pré-fabricado que se comportam como barreira contra a propagação de incêndio. Nas demais fachadas foram empregados painéis em concreto aparente. A estabilidade global da obra foi obtida pela combinação de pórticos com ligações viga-pilar que absorvem o momento fletor negativo.

Foram necessárias apenas 69 diárias de montagem para levantar o edifício de 10.838 m², com 10 pavimentos, 44 m de altura e mais de 1700 elementos em concreto pré-fabricado. A agilidade na montagem da estrutura sem escoramentos, combinada com a montagem simultânea das fachadas em painéis de concreto, possibilitaram a abertura de frentes para as demais disciplinas, garantindo a redução do prazo global e melhor coordenação entre todas as atividades em canteiro.

A obra, localizada em uma região com grande tráfego de veículos e pessoas, cuja implantação ocupa todo o terreno, conta com dois níveis de subsolo e dez níveis de laje, o que exigiu que toda a descarga dos elementos pré-fabricados fosse feita de carretas paradas na rua em um ponto previamente determinado e protegido. Contudo, segundo Leonardi, a obra causou menos transtornos e incômodo para a vizinhança do que se fosse uma estrutura convencional.

Além disso, o tempo de execução e número de trabalhadores dentro do canteiro de obras foi sensivelmente reduzido e todo o fechamento das fachadas com painéis de concreto foram montados junto com a estrutura. “O resultado final, tanto pelo aspecto técnico como pela funcionalidade e estética, superou a expectativa dos envolvidos no processo”, enfatizou o executivo.

Os painéis de fachada exigiram um elevado controle de qualidade de produção e controle tecnológico do traço pois necessitavam apresentar homogeneidade de cor. Além disso, o projeto arquitetônico continha uma elevada presença de frisos falsos na paginação dos painéis em concreto pré-fabricado. Outro diferencial foi a presença de painéis com grandes dimensões de comprimento (16,3m), especificamente no topo da torre junto a caixa de escadas e elevadores. Por conta da altura de alguns painéis de fachada foi necessária a utilização de carretas do tipo in loader para que o gabarito de transporte embaixo de pontes pudesse ser respeitado.

“Acreditamos que é uma obra que quebra muitos paradigmas, demonstrando que é viável a industrialização de edifícios multipavimentos dentro de cidades, em terrenos pequenos ou em ruas movimentadas, mesmo que os projetos sejam complexos ou com alguns detalhes arquitetônicos bem específicos”, avaliou Leonardi.

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