Planejamento
Esta é a etapa mais importante do processo e acreditamos que seja um dos principais diferenciais da LEONARDI
A LEONARDI conta com uma equipe interna dedicada ao planejamento integrado de todas as etapas dos contratos ativos: o COP (Centro de Operações da LEONARDI). Além de auxiliar no planejamento da sequência de montagem dos elementos na obra, o COP é responsável pela programação da fabricação dos elementos pré-fabricados de concreto.
A LEONARDI também atua com um Líder de Contrato, profissional que acompanha todo o contrato — desde o planejamento inicial até a entrega da obra. Com o apoio do COP, o Líder de Contrato elabora o planejamento da obra, cumprindo os compromissos assumidos e as expectativas dos CLIENTES, ao mesmo tempo que otimiza a utilização de recursos para garantir produtividade na fábrica, logística e execução dos serviços nos canteiros de obras.
O planejamento de uma obra começa ainda durante as negociações comerciais, com a elaboração de um cronograma físico. Esse cronograma define os prazos necessários para cada atividade, considerando também os demais contratos da empresa, que já demandam recursos e equipes de produção.
Assim que o contrato é formalizado e passa a integrar o portfólio da LEONARDI, é elaborado um planejamento preliminar de todas as atividades, recursos, equipamentos, prestadores de serviços e materiais necessários para sua execução, alinhado ao cronograma acordado com o CLIENTE.
Inicialmente, o foco está no desenvolvimento e aprovação do Projeto Executivo da obra, com atuação direta do Líder de Contrato, que verifica as condições do canteiro, define e valida possíveis intervenções, infraestrutura e serviços preliminares necessários para o início das atividades. Após a aprovação do Projeto Executivo, pré-requisito para qualquer outro projeto ou serviço da obra, o planejamento preliminar é revisado e validado com o CLIENTE e seus representantes.
Entre outras responsabilidades, o planejamento deve especificar:
- Sequência e fases da montagem dos elementos pré-fabricados;
- Sequência e fases de execução dos serviços no canteiro de obras, tanto preliminares como posteriores a montagem com possíveis sobreposições e interferências;
- Prazos e ordem de liberação dos projetos com detalhamento dos elementos pré-fabricados para produção;
- Prazos e ordem de liberação dos projetos dos serviços complementares para execução no canteiro da obra;
- Prazos de ocupação dos recursos de produção na fábrica e eventualmente recursos especiais que serão necessários;
- Lista de materiais, insertos, componentes e equipamentos que o setor de suprimentos precisa providenciar, tanto para produção na fábrica quanto para os serviços no canteiro de obras, especificando as quantidades e prazos;
- Definir e alocar os recursos para transporte, montagem e execução dos serviços que serão necessários;
- Programação e ordem de produção dos elementos construtivos para a fábrica;
- Programação diária da montagem da estrutura pré-fabricada no canteiro de obras e da consequente programação das cargas e transporte dos elementos pré-fabricados para as obras;
- Programação da execução dos serviços no canteiro de obras, tanto de responsabilidade da LEONARDI, como de terceiros;
- Acompanhamento do andamento das atividades no campo e na fábrica, atualizando e implementando as revisões do planejamento quando forem necessárias;
- Gestão do cronograma físico-financeiro para que ele seja executado conforme acordado com o cliente e as expectativas geradas;