Muros de arrimo (contenções)
Os muros de arrimo ou muros de contenção tem a função de:
1) Conter deslizamentos em terrenos inclinados, taludes e encostas
2) Contenção nos casos de corte ou aterro do solo para criar uma ou duas superfícies planas (platôs), eliminando a necessidade de taludes com inclinações compatíveis a capacidade de acomodação natural do solo.
3) Garantir a segurança e a estabilidade da construção edificada no terreno, sobre ou próxima à contenção.
Arrimos com pilares e paineis de contenção
Arrimos com pilares e paineis de contenção
Sistema composto por painéis pré-fabricados que transmitem os esforços para pilares que são engastados nas fundações. Tem função de contenção do solo nos casos de corte ou aterro do terreno para criar uma ou duas superfícies planas, eliminando a necessidade de taludes com inclinações compatíveis a capacidade de acomodação natural do solo.
Os painéis podem ser armados ou protendidos e são fixados nos pilares por ligações metálicas durante a etapa de montagem. Depois de executado o aterro, o solo contido pressiona os painéis contra os pilares estabilizando o sistema.
Nos casos de solos úmidos ou com presença de tubulações de águas próximas ao arrimo é necessário a execução de uma impermeabilização da face exposta ao solo e um sistema de drenagem para retirada do excesso de água atrás da contenção.
Contenções sustentadas diretamente em estruturas pré-fabricadas
Contenções sustentadas diretamente em estruturas pré-fabricadas
Seu dimensionamento. Mais comum na lateral de estruturas que tem um ou alguns pavimentos com vigas e lajes que facilitam a absorção destes esforços.
Estes painéis podem ser armados ou protendidos e são fixados nos pilares por ligações metálicas durante a etapa de montagem. Depois de executado o aterro, o solo contido pressiona os painéis contra os pilares estabilizando o sistema.
Nos casos de solos úmidos ou com presença de tubulações com passagem de água é necessário a execução de uma impermeabilização da face exposta ao solo e um sistema de drenagem para evitar o excesso de água atrás da contenção.
Elementos de arrimo seção L para contenção
Elementos estruturais pré-fabricados de concreto armado que tem a função de conter o solo em que o próprio peso do solo sobre a base horizontal do “L” estabiliza o arrimo. Quando necessário podem ser executadas fixações nas extremidades junto aos pilares da estrutura.
Normalmente utilizados em solos firmes, ou seja, que tenham uma boa capacidade de carga, onde podem ser apoiados diretamente sobre a própria sub-base preparada para a execução do piso, devidamente compactada e nivelada.
Podem ser utilizadas no desnível das plataformas de carga e descarga, que normalmente tem altura de 130 cm ou para situações específicas com alturas maiores ou sobrecargas elevadas.
Paineis de arrimo para plataformas de carga e descarga
Elementos pré-fabricados que tem a função de conter o solo no desnível nas plataformas de carga e descarga, resistindo também as cargas de utilização do piso sobre as plataformas. Normalmente tem altura de 130 cm e podem ter recorte para encaixe dos nichos para plataformas elevatórias (PITs).
Podem ser placas de concreto armado com acabamento superficial natural ou painéis alveolares protendidos sem o acabamento superficial.
São fixadas nos pilares da estrutura pré-fabricada por ligações metálicas galvanizadas a fogo ou por uma solidarização com concreto moldado “in-loco” para unir os vergalhões de arranque da placa com os vergalhões do pilar ou de arranque de blocos de fundação. Para grandes vãos e/ou cargas de utilização do piso muito elevadas é possível a utilização de pilaretes intermediários, pré-fabricados ou moldados “in loco.