LEONARDI Pré-Fabricados

CONCRETO PRÉ-MOLDADO X CONCRETO PRÉ-FABRICADO

Segundo a NBR 9062:2017, a diferença entre elementos pré-moldados e pré-fabricados se deve ao local onde são fabricados. Elementos pré-moldados de concreto são os elementos concretados fora do local definitivo de utilização, incluindo os elementos concretados em formas improvisadas no próprio canteiro de obras. Os elementos pré-fabricados são elementos pré-moldados concretados em instalações fabris definitivas. Embora a diferença da definição de ambos seja sutil, na prática, faz muita diferença, devido à todo acréscimo de qualidade e produtividade que os recursos de uma instalação fabril definitiva proporcione em relação ao canteiro de obras.

ELEMENTOS PRÉ-FABRICADOS

Elementos pré-moldados industrializados são produzidos em instalações permanentes de empresas qualificadas e credenciadas para esse fim. Devem atender aos seguintes requisitos:

  • Matérias-primas previamente qualificadas na aquisição e posteriormente avaliadas por meio de inspeções de recebimento e ensaios de desempenho.
  • Produção mecanizada, com máquinas e equipamentos industriais que garantem racionalização e qualidade no processo.
  • Mão de obra especializada e treinada para assegurar padrões consistentes.
  • Cura controlada, com temperatura monitorada após a moldagem.
  • Controle de qualidade permanente, incluindo laboratório e inspeção em todas as etapas produtivas, garantindo conformidade com normas e especificações declaradas.
  • Rastreabilidade dos materiais, com registro das características mecânicas efetivas utilizadas.
  • Esses processos garantem que os elementos pré-moldados atendam aos requisitos técnicos e sejam comercializados com qualidade certificada.

DIFERENÇA ENTRE CONCRETO PRÉ-MOLDADO E MOLDADO IN LOCO

Do ponto de vista técnico, de engenharia estrutural, as estruturas de concreto pré-fabricada se diferenciam das estruturas de concreto moldado in loco por duas principais razões: ligações e situações transitórias.

As ligações dos elementos moldados in loco são rígidas ou semirrígidas, devido à concretagem única da ligação. Nas estruturas pré-moldadas, também é completamente possível obter uma ligação rígida, entretanto, devem ser adotados procedimentos específicos na montagem e no projeto, como utilização de armadura de continuidade e/ou soldas metálicas. Além disso, nos elementos pré-moldados, deve-se dar a devida atenção para as situações transitórias de fabricação e montagem. As situações transitórias são os esforços que o elemento deve resistir anteriormente a montagem dos elementos, para que possa ser içado dentro de fábrica e montado na obra. Em indústria de elementos pré-fabricados de concreto, todos elementos de barra são fabricados na horizontal. Dessa forma, quando içados, a flexão passa a ser o esforço preponderante, e devem ser dimensionado para resistir a esses esforços.

Aguarde, carregando...