As fundações são sistemas essenciais para sustentar e estabilizar as edificações, transferindo cargas (peso, vento, etc.) da estrutura para o solo. Na LEONARDI, utilizamos principalmente sapatas e blocos de fundação, que distribuem essas cargas para elementos profundos, como estacas ou tubulões.
As fundações para recebimento da estrutura pré-fabricada são concretadas no formato de cálices, com nichos de concreto para inserção da base do pilar. Após a inserção do pilar e verificação do prumo pela equipe de topografia, o espaço entre a face do pilar e a parede do elemento de fundação é preenchida por graute. Podem ser utilizadas vigas alavanca para resistir aos esforços de momentos fletores, entretanto, a ligação desses elementos com os blocos de fundação deve ser rígida.

Os elementos mais comumente utilizados nas nossas obras são as sapatas e os blocos de fundação que atuam como elementos de transição das ações provenientes dos pilares para estacas ou tubulões.
A definição da solução de fundação para cada empreendimento depende de uma análise que considera algumas variáveis:
- Tipologia da estrutura que será executada e magnitude das cargas que chegarão nas fundações;
- Características do terreno: perfil geológico e capacidade de absorção de cargas que são verificadas por uma sondagem do solo e, se necessário, algum teste complementar;
- Condições físicas e topográficas do canteiro de obra e obstáculos existentes;
- Construções existentes e condição de uso dos imóveis lindeiros ao empreendimento;
- Disponibilidade de equipamentos e prestadores de serviços no local da obra.
A fixação dos pilares nas fundações pode ser executada por diferentes técnicas:
1) Com “cálices”, ou seja, nichos com paredes de concreto e dimensões (seção e altura) compatíveis a seção e cargas dos pilares que vão receber e folga de montagem. Depois de posicionados os pilares (eixo, alinhamento e prumo) e instalação das cunhas de madeira para fixação temporária, o espaço vazio entre o pilares e as paredes de concreto dos cálices dos blocos de fundação são preenchidos com graute ou concreto para garantir a união.
2) Através de vergalhões de arranque engastados nas fundações para transpasse com a armação dos pilares. Estes pilares têm bainhas metálicas embutidas na parte inferior e deverão ser posicionados de forma que os vergalhões de arranque fiquem encaixados dentro das bainhas. Depois do correto posicionamento e nivelamento dos pilares é feito o grauteamento para garantir a ligação (injeção de calda cimentícia no espaço entre os vergalhões e as bainhas presentes nos pilares).
3) Através de barras de aço com roscas engastadas nas fundações que vão funcionar como grandes parafusos. Depois do correto posicionamento e nivelamento dos pilares estes “parafusos” serão fixados em chapas e/ou inserts metálicos engastados na base dos pilares por porcas e arruelas e será feito um grauteamento para proteger a ligação (injeção de calda cimentícia).
4) Com chapas metálicas engastadas na face inferior dos pilares e face superior das fundações. Depois do correto posicionamento e nivelamento dos pilares executa-se uma ligação entre as chapas através de cordão solda.
Blocos de fundação
São elementos que tem a responsabilidade de transferência das cargas provenientes dos pilares e vigas baldrame a elementos de fundações profundas (estacas ou tubulões). Podem ser apoiados sobre uma ou várias estacas, sendo mais comuns os blocos sobre uma, duas, três ou quatro estacas.
São dimensionados de acordo com os esforços aplicados pelos pilares (carga normal e momentos), bem como pelo número, tipo, diâmetro e capacidade de carga das estacas sobre as quais serão executados e que terão a responsabilidade de absorver estes esforços.
Estacas (ou Tubulões)
Elementos estruturais de fundação profunda que recebem as cargas dos blocos de fundação e tem a função de retransmiti-las ao terreno pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas.
As estacas mais utilizadas nas nossas obras são:
- Estacas pré-moldadas de concreto protendido
- Estacas hélice contínua monitorada:
- Estacas hélice monitorada com trado segmentado:
- Estacas escavadas com trado mecânico
- Estacas raiz;
- Estacas metálicas.:
Sapatas
Elementos de fundação em que a carga do pilar é transmitida diretamente ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, dispensando a utilização de fundação profunda. Em função disto, necessita de uma base com grande área de contato com o solo. São recomendadas para terrenos com solo firme e com boa resistência a compressão. Também são denominadas como fundações superficiais ou direta.
Vigas Baldrame
Elementos de concreto armado que tem a função de absorver as cargas provenientes do fechamento que sustentam e redirecioná-las aos blocos de fundações ou sapatas onde se apoiam. Também podem ter a função de travar estes elementos para absorver parte dos momentos que os pilares transmitem para fundação. Podem ser pré-fabricados ou moldados “in-loco” e tem seção retangular ou seção “I”.