LEONARDI Pré-Fabricados

Projetos 

Cada contrato da LEONARDI tem o acompanhamento de um Líder de Projeto, que será o responsável pela coordenação do seu desenvolvimento e pelas tratativas com os prepostos técnicos do Cliente. A LEONARDI conta com um experiente Departamento de Engenharia e Projetos, capacitado para obras com grandes desafios técnicos ou de alta complexidade. A LEONARDI projeta de forma integrada, com modelagem tridimensional, utilizando a metodologia BIM nos seus projetos desde 2013.

PROJETO BÁSICO DA OBRA

Este é o resultado da concepção da obra, após sua finalização e validação entre as partes, ainda durante as tratativas comerciais. Trata-se de uma maquete eletrônica tridimensional que inclui o modelo estrutural, subsistemas e serviços complementares, permitindo a visualização, análise e compreensão detalhada do projeto. Essa maquete também serve como base para a concepção e o estudo das instalações e etapas complementares do empreendimento.

Assim que o Projeto Básico é aprovado, a equipe comercial, com o protagonismo do Consultor Técnico-Comercial, ajusta o memorial descritivo da obra, incluindo quantitativos, especificações técnicas, cronograma físico-financeiro, orçamento e condições comerciais. Essas informações são então apresentadas ao CLIENTE para aprovação ou os ajustes necessários.

PROJETO EXECUTIVO DA OBRA

Etapa que se inicia quando o projeto básico, orçamento, cronograma e condições comerciais são aprovados pelo CLIENTE. Com isso, a oportunidade se torna mais uma obra da LEONARDI e o projeto básico se torna o Projeto Contratual. Entram efetivamente no processo um Líder de Contrato e um Líder de Projeto.

Consiste em um detalhado ajuste e validação do modelo estrutural, abrangendo as seções dos elementos construtivos pré-fabricados, ligações estruturais, esforços e cargas aplicadas e análise das condições reais do terreno

É fundamental avaliar as características físicas do local de implantação, identificando eventuais obstáculos e restrições que possam impactar o processo de montagem dos elementos pré-fabricados.

Nesta fase, também é indispensável que o preposto técnico do cliente faça uma verificação e compatibilização do Projeto Executivo para aprovação com:

  • Projeto arquitetônico do empreendimento;
  • Projeto ou premissas para execução das etapas complementares da obra;
  • Projeto das instalações elétrica, hidráulica, telecomunicações, informática, etc;
  • rojeto de combate à incêndios e prevenção de descargas elétricas;
  • Eventuais exigências legais, como da Cetesb ou Anvisa;

Condições de utilização, operação ou funcionalidade do imóvel, especialmente em relação a máquinas e equipamentos que serão instalados. Este modelo tridimensional da estrutura validado e aprovado servirá de base para todos os outros projetos do empreendimento, a exemplo do que acontece na indústria automobilística, um “chassi” onde serão acopladas os outros subsistemas e serviços necessários ao empreendimento.

PROJETOS COMPLEMENTARES

Após a aprovação do Projeto Executivo da Estrutura, são elaborados e aprovados os projetos complementares dos outros serviços. Os projetos complementares podem ser tanto de escopo da LEONARDI quanto de responsabilidade do CLIENTE ou de terceiros, precedentes ou simultâneos ao período da LEONARDI no canteiro de obras.

Previamente à montagem dos elementos pré-fabricados, tem-se o projeto das fundações, infraestrutura do canteiro de obras e movimentação do solo, se necessário. Os demais projetos complementares devem seguir a sequência e os prazos do planejamento feito em conjunto entre as partes, de acordo com as características e necessidades de cada empreendimento.

PROJETO DE FABRICAÇÃO DOS ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS

Além do projeto executivo necessário para montagem dos elementos em obra, a equipe de Engenharia da LEONARDI projeta individualmente os elementos pré-fabricados. O projeto dos elementos incluí a armação e o projeto de formas, detalhando os insertos utilizados e detalhes referentes à ligação dos elementos pré-fabricados. São contemplados todos os requisitos da ABNT NBR 6118:2023, da ABNT NBR 9062:2017 e das demais normas vigentes, incluindo cobrimento mínimo de acordo com a classe de agressividade ambiental, cuidados para armazenamento, movimentação e transporte e demais exigências.

Aguarde, carregando...