As coberturas podem ser executadas com telhas metálicas zipadas, trapezoidais fixadas com parafusos autobrocantes ou com geomembrana (TPO) sobre subcobertura metálica. Para melhor desempenho térmico e acústico, é possível adicionar isolamentos como PU (poliuretano), PIR (poliisocianurato) ou mantas de lã de rocha/lã de vidro aplicadas sobre subcobertura flexível.
Além disso, as coberturas podem incorporar sistemas de iluminação natural com domus prismáticos, exaustão de ar (natural ou mecanizado), linhas de vida e passarelas antiderrapantes para segurança em manutenções, sistema de para-raios e estruturas auxiliares para painéis fotovoltaicos, todos dimensionados conforme as necessidades do projeto.
O projeto deve considerar diferentes cargas: permanentes (iluminação, sistemas anti-incêndio, forros), acidentais (chuva, vento, manutenção) e especiais (painéis solares, antenas e outros equipamentos), garantindo a segurança e funcionalidade da estrutura.
Tipos de Cobertura:
- Com telhas metálicas zipadas
- Com telhas metálicas trapezoidais fixadas com parafusos autobrocantes;
- Com geomembrana (TPO) sobre subcobertura metálica.
- Podem receber isolamento térmico e/ou acústico:
- Com PU (polioretano)
- Com PIR (poliisocianurato)
- Com mantas de lã de rocha ou lã de vidro aplicadas sobre subcobertura flexível tipo TYVIC ou facefelt.- Podem receber sistema de iluminação natural com domus prismáticos
- Podem receber sistema de exaustão de ar quente, natural ou mecanizado, que deverão ser dimensionados para cada projeto ou necessidade.
- Podem receber linhas de vida e passarelas antiderrapante para andar com segurança sobre a cobertura.
- Podem receber sistema de para raios que deverá ser dimensionado para cada projeto e/ou necessidade.
- Podem receber estrutura auxiliar para fixação de painéis fotovoltaicos que devera ser projetada de acordo com a necessidade do empreendimento
- Sobrecarga de cobertura será especificada no projeto considerando:
- Cargas permanentes (iluminação, sistema de combate a incêndio, forro, outras instalações);
- Cargas acidentais (chuva, pressão e sucção do vento, trabalhos de manutenção, etc.);
- Carregamentos especiais (painéis fotovoltaicos, antenas, outros equipamentos, etc.).