Cliente
Dynamic Faria Lima
Realização
Edifício Multipavimento, Fachadas
Localização
São Paulo - SP
Área
10.838 m²
Tipologia construtiva
Edifícios multipavimentos, Sistemas de fechamento
Premiada como obra do ano em 2021 a Dynamic Faria Lima se caracteriza por ser um projeto dinâmico e flexível, a fim de atender as necessidades corporativas específicas de cada segmento. Composta por dois subsolos, térreo, cinco pavimentos tipo, rooftop com área de convivência e ático, a edificação foi construída com sistemas construtivos industrializados: a estrutura da torre foi concebida em concreto pré-fabricado - pilares, vigas, painéis arquitetônicos, lajes alveolares e escadas.
De acordo com João Carlos Leonardi, diretor comercial da Leonardi, o primeiro desafio foi a concepção da estrutura pré-fabricada para atender o projeto arquitetônico, que havia sido elaborado para ser edificado de forma convencional. O engenheiro Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi) foi o responsável pelo projeto estrutural. “Os pré-requisitos de funcionalidade e estética exigiram alguns pilares com excentricidade a partir do pavimento tipo, grandes vãos livres e painéis de fachada que chegaram a ter 16 metros de comprimento. A grua disponibilizada para montagem impôs uma limitação de peso dos elementos que exigiu ligações especiais e utilização de concreto de 100 MPa de resistência à compressão em alguns elementos”.
O uso da protensão em vigas e lajes alveolares permitiu uma modulação em grandes vãos sem que houvesse interferência no pé direito previsto no projeto arquitetônico de Sergio Athié (Athié Wohnrath). Para a fachada de entrada da obra em pele de vidro foram projetadas vigas em concreto pré-fabricado que se comportam como barreira contra a propagação de incêndio. Nas demais fachadas foram empregados painéis em concreto aparente. A estabilidade global da obra foi obtida pela combinação de pórticos com ligações viga-pilar que absorvem o momento fletor negativo.
Foram necessárias apenas 69 diárias de montagem para levantar o edifício de 10.838 m², com 10 pavimentos, 44 m de altura e mais de 1700 elementos em concreto pré-fabricado. A agilidade na montagem da estrutura sem escoramentos, combinada com a montagem simultânea das fachadas em painéis de concreto, possibilitaram a abertura de frentes para as demais disciplinas, garantindo a redução do prazo global e melhor coordenação entre todas as atividades em canteiro.
A obra, localizada em uma região com grande tráfego de veículos e pessoas, cuja implantação ocupa todo o terreno, conta com dois níveis de subsolo e dez níveis de laje, o que exigiu que toda a descarga dos elementos pré-fabricados fosse feita de carretas paradas na rua em um ponto previamente determinado e protegido. Contudo, segundo Leonardi, a obra causou menos transtornos e incômodo para a vizinhança do que se fosse uma estrutura convencional.
Além disso, o tempo de execução e número de trabalhadores dentro do canteiro de obras foi sensivelmente reduzido e todo o fechamento das fachadas com painéis de concreto foram montados junto com a estrutura. “O resultado final, tanto pelo aspecto técnico como pela funcionalidade e estética, superou a expectativa dos envolvidos no processo”, enfatizou o executivo.
Os painéis de fachada exigiram um elevado controle de qualidade de produção e controle tecnológico do traço pois necessitavam apresentar homogeneidade de cor. Além disso, o projeto arquitetônico continha uma elevada presença de frisos falsos na paginação dos painéis em concreto pré-fabricado. Outro diferencial foi a presença de painéis com grandes dimensões de comprimento (16,3m), especificamente no topo da torre junto a caixa de escadas e elevadores. Por conta da altura de alguns painéis de fachada foi necessária a utilização de carretas do tipo in loader para que o gabarito de transporte embaixo de pontes pudesse ser respeitado.
“Acreditamos que é uma obra que quebra muitos paradigmas, demonstrando que é viável a industrialização de edifícios multipavimentos dentro de cidades, em terrenos pequenos ou em ruas movimentadas, mesmo que os projetos sejam complexos ou com alguns detalhes arquitetônicos bem específicos”, avaliou Leonardi.
Galeria de Fotos
Formulário de Contato

Obras do Segmento
Competência competitiva.
Conquistar os melhores clientes, oferecendo a solução construtiva que eles desejam, executá-la no prazo que eles precisam e conseguir a remuneração adequada para isto.
Conquistando a perfeição, com a força e a liderança do Leão, a precisão e a estética do colibri e com inteligência humana.